TCDF lança nova versão de Sistema de Controle Externo no dia 12

117

Na próxima terça-feira, dia 12 de maio de 2020, o Tribunal de Contas do Distrito Federal vai lançar uma nova versão do Sistema de Controle Externo (Siscoex). Com a atualização, a ferramenta ganhou novas funcionalidades e se adequou à Nova Contabilidade Aplicada ao Setor Público.

O módulo orçamentário do sistema, desenvolvido pelo próprio TCDF, permite o acompanhamento das despesas realizadas por órgãos e entidades que compõem o complexo administrativo do DF e auxilia o corpo técnico do Tribunal nas atividades de fiscalização.

Como a versão anterior do Siscoex era baseada nas antigas normas de Contabilidade Pública, o sistema começou a apresentar incoerências nos resultados quando o GDF aderiu às novas normas em seus registros contábeis e demonstrativos.

No novo Siscoex, essas falhas foram corrigidas. Além disso, o sistema passa a ser atualizado diariamente. A ferramenta também vai permitir pesquisas envolvendo mais de um exercício financeiro; o correto rastreio de documentos derivados das Notas de Empenho e a correlação dos contratos registrados no sistema e-Contratos do GDF com sua execução orçamentária (empenhos, liquidações e pagamentos).

Em breve, também será desenvolvido o módulo contábil do Siscoex. Por meio dele, será possível criar relatórios personalizados que tragam balancetes, quadros de despesa, razão de contas contábeis, entre outros, bem como a exportação dos dados obtidos para análise.