Projetos do TCDF recebem prêmio de Gestão de Recursos Humanos

228

Dois projetos do Tribunal de Contas do Distrito Federal – o Programa de Preparação para a Aposentadoria e o Sistema de Gestão do Desempenho Competente – foram vencedores do Prêmio Ser Humano Brasília 2018, oferecido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH). A entrega dos prêmios será no próximo dia 21 de novembro, durante a 28ª edição do Encontro Anual de Recursos Humanos – EncontraRH, em Brasília.

Instituído pela ABRH-Brasil em 1993, o Prêmio Ser Humano busca a valorização das melhores iniciativas dedicadas ao desenvolvimento das pessoas dentro e fora das organizações, assim como estimular o pensamento criativo e identificar novos talentos. Ele é dividido em cinco categorias: Acadêmica, Administração, Desenvolvimento, Jovem e Sustentabilidade.

Vencedor na categoria Desenvolvimento, o Sistema de Gestão do Desempenho Competente – SGDC foi regulamentado pela Resolução nº 226/2011. Ele estabelece critérios multidimensionais para avaliação dos servidores do Tribunal, além de oferecer a oportunidade de avaliação das chefias pelos subordinados. Com adesão crescente a cada ano, o SGDC procura estabelecer um processo pedagógico de discussão permanente sobre os resultados globais das avaliações periódicas, de modo a fomentar o desenvolvimento individual, gerencial e institucional e a potencializar os níveis de qualidade e eficácia dos serviços.

O Programa de Preparação para a Aposentadoria ficou em primeiro lugar na categoria Sustentabilidade. Implementado em 2012, por meio da Resolução nº 232, ele busca reconhecer e valorizar os servidores que ajudaram a construir a história da Corte. Estruturado em uma sequência de 10 a 14 encontros semanais por ano, o programa busca conscientizar os participantes sobre a importância do planejamento antecipado da aposentadoria e da vida pessoal e profissional no pós-carreira, sobre os horizontes e possibilidades dessa fase, além de auxiliar no autoconhecimento e na identificação de traços vocacionais ou aptidões que favoreçam a inserção posterior em outras atividades ocupacionais, ou no reconhecimento e desenvolvimento de novos talentos.