Escola de Contas do TCDF promove Oficina de Amostragem em Auditoria

227

O Tribunal de Contas do Distrito Federal, por meio de sua Escola de Contas, vai promover uma Oficina de Amostragem em Auditoria, voltada para os servidores da Controladoria-Geral do Distrito Federal. Na capacitação, os participantes vão aprender, por exemplo, a calcular o tamanho da amostra, a selecioná-la com os devidos cuidados, a analisar as possíveis distorções, e a entender o estabelecimento de parâmetros e os resultados da aplicação da metodologia.

A oficina será realizada nos dias 5, 7, 11 e 13 de novembro de 2019, das 14h às 18h, na sede da Escola de Contas do TCDF, que fica no Setor de Garagens Oficiais Norte (em frente à Escola de Governo).

O treinamento será conduzido pelo Auditor de Controle Externo Carlos Alberto Cascão Júnior, que é instrutor da Escon e está lotado na Divisão de Auditoria de Programas e de Recursos Externos do TCDF.

Carga Horária: 16 horas/aula

Conteúdo Programático

  1. Amostragem de Unidades Monetárias (AUM)
  2. Amostragem Estatística por Média com distribuição normal
  3. Curva ABC
  4. Avaliação

Sobre o instrutor

Carlos Alberto Cascão Júnior é pós-graduado em Gestão em Controladoria Governamental e graduado em Engenharia Mecatrônica pela Universidade de Brasília. Auditor de Controle Externo do TCDF desde 2012, atualmente exerce a função de auditor de controle externo Divisão de Auditoria de Programas e de Recursos Externos. No Tribunal, atuou no então Núcleo de Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia.